Devann Murphy - Maratonista Handcycling
Treino 5-6 dias por semana; às vezes duas vezes por dia. Faço cardio. Levanto pesos. Conto os macronutrientes. Mas, não sou uma atleta típica. Sou uma sobrevivente de cancro infantil. Vou passar toda a minha vida de muletas. Estou a perder uma articulação da anca. O meu fémur foi substituído por uma prótese. A minha pélvis está fundida. A minha perna direita é 2.54 cm mais curta que a esquerda. Mas, sou uma maratonista. Não sou apenas uma maratonista, sou uma vencedora da maratona.
No verão de 1990, parti a anca ao tentar apanhar um pop-fly num jogo de softball da liga infantil. Durante 3 meses não diagnosticaram nada. Uma vez diagnosticada, a lesão não cicatrizou. Em janeiro de 1991, passei por uma cirurgia exploratória para determinar a causa. Poucas horas depois, a minha vida mudou para sempre.
A 20 de janeiro de 1991, disseram-me que tinha seis semanas de vida. Fui diagnosticada com osteossarcoma do fémur direito e da anca. Os meus pais foram instruídos a me levarem para casa, me deixarem confortável e começarem a planear o meu funeral. Recusámo-nos a ouvir e pedimos uma segunda opinião, depois uma terceira. Por fim, procurámos tratamento no Massachusetts General Hospital. Enquanto estava no hospital, uma das minhas maneiras favoritas de passar o tempo era empurrar a minha cama contra a janela para puder observar os atletas enquanto corriam ao longo do rio Charles. Decidi então que SE eu crescesse, iria participar na Maratona de Boston.
Depois de quase 18 meses de quimioterapia intensa; uma operação de 12 horas em que me removeram o fémur direito e substituíram por placas de aço, com um enxerto de tecido de um dador, a minha articulação da anca direita foi removida e a pélvis fundida; mais 14 procedimentos cirúrgicos, incluindo um em que minha fíbula direita foi removida e enxertada sobre o local da fratura do fémur; e meses de fisioterapia, estou aqui para contar a minha história. Estou aqui para fazer a diferença. Estou aqui para viver.
Durante 24 anos fiquei á margem, tornando-me insalubre, ganhando peso e ficando mais fraca. Estava desesperada para mudar de vida. Quando não consegui terminar uma corrida 5k de caridade, eu e o meu marido entramos num ginásio. Três anos depois, abri caminho com muletas ao longo do percurso de 42 quilómetros da Maratona de Boston, Jimmy Fund Walk. Este dia alimentou a minha vontade de me tornar novamente ativa; também causou danos irreversíveis nos meus pulsos e ombros. Mesmo assim, estava ansiosa para saber como seria ser uma atleta.
Essa ansiedade levou-me a andar de bicicleta de mão. Em abril de 2015, recebi uma bicicleta de mão da Fundação IM ABLE e comecei a treinar. No mês seguinte, competi na Maratona da cidade de Vermont, onde fiquei em 4º lugar na Divisão Feminina de Handcycle. Sabia que os meus tempos de chegada eram, na melhor das hipóteses, medíocres, então decidi encontrar um treinador. Depois de ser rejeitada quatro vezes por treinadores locais, finalmente recebi um sim. Larry Roberts não apenas trabalhou comigo, como me ensinou a importância de ter uma nutrição adequada e exercícios eficazes. Com a ajuda dele, perdi 18 quilos, fiquei mais magra e mais forte e comecei a acumular vitórias. A força recém-descoberta também levou à competição em corridas espartanas.
O MELHOR DIA DE SEMPRE foi cruzar a linha de chegada da Maratona de Boston em 15 de abril de 2019 como a primeira ciclista feminina. Nem queria acreditar quando me colocaram uma coroa de louro na cabeça e uma bandeira americana sobre os ombros, enquanto o Hino Nacional tocava. Parecia um sonho.
Conquistas:
- 2019 Maratona de Boston– 1º lugar, Women’s Handcycle Program
- 2018 Maratona TCS NYC– 1º lugar, Women’s Handcycle
- 2018 Maratona de Vermont– 1º lugar, Women’s Hancycle
- 2018 Maratona de Boston– 2º lugar, Women’s Handcycle
- 2017 Maratona de TCS NYC– 2º lugar, Women’s Handcycle
- 2017 Maratona de Vermont– 2º lugar, Women’s Handcycle (qualificação para a Maratona de Boston)
- 2016 Maratona de TCS NYC– 4º lugar, Women’s Handcycle
- 2016 Maratona de Hartford–1º lugar, Women’s Handcycle
- 2016 Maratona de Vermont– 1º lugar, Women’s Handcycle
- 2015 Marine Corps Marathon
- 2015 Vermont City Marathon – 4th Place, Women’s Handcycle
Suplementos Favoritos:
Branched Chain Amino Acids | CoQ10 100 mg | Glucosamine & Chondroitin with MSM | Magnesium 400 mg |
Vitamin D-3 5000 IU | Glucosamine, MSM & Arnica Liposome Lotion | ZMA® | Beet Root Powder |
Beta-Alanine 750 mg |